Cerimónias de Iniciação

Ritual

Em todas as sociedades primitivas, determinados momentos na vida de seus membros eram marcados por cerimónias especiais, conhecidas como ritos de iniciação ou ritos de passagem. Essas cerimónias, mais do que representarem uma transição particular para o indivíduo, representavam igualmente a sua progressiva aceitação e participação na sociedade na qual estava inserido.

Geralmente, a primeira dessas cerimónias era praticada dentro do próprio ambiente familiar, logo em seguida ao nascimento. Nesse rito, o recém-nascido era apresentado aos seus antecedentes directos, e era reconhecido como sendo parte da linhagem ancestral. Seu nome, previamente escolhido, era então pronunciado para ele pela primeira vez, de forma solene.

As Mulheres têm as suas próprias cerimónias e ritos de passagem. A seguir ao Nascimento, no momento da1a Menstruação, na 1a Gravidez, na entrada da Menopausa, sempre se celebravam estes momentos de forma consciente e comunitária, com cerimónias adequadas a cada momento.

Todas essas cerimónias, no entanto, marcavam pontos de desprendimento. Velhas atitudes eram abandonadas e novas deviam ser aceitas. A convivência com algumas pessoas devia ser deixada para trás e novas pessoas passavam a constituir o grupo de relacionamento directo. Muitas vezes, a cada uma dessas cerimónias, a pessoa trocava de nome, representando que aquela identidade que assumira até então, não mais existia – ela era uma nova pessoa.

Nos tempos actuais e nas sociedades modernas, muitos desses ritos subsistiram, embora muitos deles esvaziados do seu conteúdo simbólico. Baptismo e festas de aniversário de 15 anos, por exemplo, são resquícios desse tipo de cerimónia, que hoje representam muito mais um compromisso social do que a marcação do início de uma nova fase na vida do indivíduo.

Aqui abrimos espaço para revitalização destes rituais e cerimónias. Se quiser saber mais pormenores ou organizar algum entre em contacto connosco. Ahey!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s